Cooperativismo



O QUE SÃO COOPERATIVAS?
A principal característica das sociedades cooperativas está em sua finalidade de oferecer aos seus cooperados melhores condições econômicas e sociais, uma vez que a cooperativa, em si, não possui finalidade lucrativa. Desta forma, a cooperativa atua como  um  instrumento de promoção dos interesses de seus membros.
As cooperativas são organizações legalmente constituídas, onde as pessoas se unem em torno de um empreendimento comum, tendo como principais finalidades, produzir e colocar os produtos ou serviços de seus cooperados no mercado, com condições mais vantajosas do que os mesmos teriam isoladamente, tornando os empreendimentos mais competitivos e gerando maiores oportunidades de negócios.
Uma  cooperativa de produção, por exemplo, pode ser montada em uma comunidade onde várias pessoas fabricam o mesmo produto. Ao se unirem  em uma cooperativa essas pessoas conseguem solucionar alguns problemas individuais e, ao invés de competirem entre si, elas se unem com o intuito de se ajudarem umas às outras, se fortalecendo dentro do segmento de mercado que atuam.
Muitos trabalhadores autônomos enfrentam o problema de ter que trabalhar sem a devida regulamentação, pois não podem pagar impostos com o lucro que obtém. Porém, ao se juntar a uma cooperativa  continuam gerenciando seus negócios e produzindo os mesmos produtos, mas poderão trabalhar na legalidade utilizando o CNPJ da cooperativa e emitindo notas fiscais em nome desta.
Ao criar uma cooperativa o cooperado é ao mesmo tempo dono e usuário da cooperativa: enquanto dono ele administra a empresa, e enquanto usuário utilizará os seus serviços.
Atualmente, pelas leis brasileiras as cooperativas são divididas em treze tipos: agropecuária, consumo, crédito, educacional, especial, habitacional, infraestrutura, mineral, produção, saúde, trabalho, transporte, turismo e lazer



COOPERATIVISMO
É uma forma de organização democrática que congrega pessoas na realização de um empreendimento, direcionado para elevar os níveis sócio econômico, cultural de qualidade de vida dos indivíduos envolvidos.
É um movimento internacional, que busca constituir uma sociedade justa, livre e fraterna, em bases democráticas, através de empreendimentos que atendem às necessidades reais dos cooperados, e remunerem adequadamente a cada um deles.

COOPERATIVA
É uma sociedade sem fins lucrativos, de natureza civil, não sujeita a concordata ou falência, formada por pessoas com necessidades e interesses afins, organizada economicamente e de forma democrática, com a participação livre de todos, com igualdade de deveres e direitos para a execução de quaisquer atividades, operações ou serviços.



PRINCÍPIOS DO COOPERATIVISMO


Princípios do cooperativismo são linhas orientadoras através das quais as cooperativas põem seus objetivos em prática, cujas regras devem nortear o relacionamento entre cooperados e cooperativa, uma vez que sinalizam o verdadeiro espírito do cooperativismo, distinguindo-a de outros tipos de empreendimentos econômicos.
ADESÃO VOLUNTÁRIA E LIVRE
“As cooperativas são organizações voluntárias, abertas a todas as pessoas aptas a utilizar os seus serviços e assumir as responsabilidades como membros, sem discriminações de sexo, social, racial, política ou religiosas”.
Como regra geral, todas as pessoas têm liberdade de se associar a uma cooperativa. É uma decisão individual. Cada cooperativa tem normas, estatutos e regimento interno que disciplinam a adesão de novos associados, evitando o ingresso de aventureiros. Propicia, ainda, um ambiente favorável às discussões de interesse comum, visando atender às necessidades coletivas do grupo.
GESTÃO DEMOCRÁTICA PELOS MEMBROS
As cooperativas são organizações democráticas, controladas pelos seus membros, que participam ativamente na formulação das suas políticas e na tomada de decisões. Os cooperados, eleitos como representantes dos demais membros, são responsáveis perante estes;
PARTICIPAÇÃO DEMOCRATICA DOS MEMBROS
Os cooperados contribuem equitativamente para o capital da sociedade, controlando-o democraticamente.
Este patrimônio passa a fazer parte da sociedade e é destinado aos seus objetivos sociais. Se a cooperativa é bem administrada e obtém uma receita maior do que as despesas, esses rendimentos serão divididos entre os sócios até o limite do valor da contribuição de cada um.
AUTONOMIA E INDEPENDÊNCIA
A cooperativa é uma organização autônoma de ajuda mútua, controlada pelos seus membros. Em suas relações com terceiros deve atuar com total independência, sem qualquer interferência em sua autonomia e administração;
EDUCAÇÃO, FORMAÇÃO E INFORMAÇÃO
As cooperativas promovem a educação e a formação dos seus membros, dos representantes eleitos e dos trabalhadores de forma que estes possam contribuir, eficazmente, para o desenvolvimento das suas cooperativas. Informam ao público em geral, particularmente aos jovens e aos formadores de opinião, sobre a natureza e as vantagens da cooperação.
INTERCOOPERAÇÃO
As cooperativas se organizam para solucionar os problemas dos cooperados. Para ter mais força elas trabalham em conjunto com outras cooperativas em âmbito local, regional, nacional e internacional.
INTERESSE PELA COMUNIDADE
As cooperativas trabalham para o desenvolvimento sustentado das suas comunidades fundamentado em políticas aprovadas pelos seus próprios membros. A preocupação com a comunidade propiciará a geração de empregos, produção, serviços e preservação do meio-ambiente.
As Assembleias Gerais dos Sócios determinarão as ações de cunho social e ou desenvolvimentistas que serão implementadas na comunidade, visando ao seu fortalecimento e melhoria da qualidade de vida local.




SÍMBOLOS DO COOPERATIVISMO

Pinheiro — antigamente o pinheiro era tido como um símbo lo da imortalidade e da fecundidade pela sua sobrevivência em terras menos férteis e pela facilidade na sua multiplicação.
 Círculo — o círculo representa a vida eterna, pois não tem horizonte, nem começo, nem fim.
 Verde — o verde-escuro das árvores representa o princípio vital da natureza.
 Amarelo — o amarelo-ouro represente o sol, fonte perma nente de energia e calor.

Assim nasceu o emblema do cooperativismo: um círculo abraçando dois pinheiros para indicar a união do movimento, a imortalidade de seus princípios, a fecundidade de seus ideais e a vitalidade de seus adeptos. Tudo isso marcado na trajetória ascendente dos pi nheiros que se projetam para o alto, procurando crescer cada vez mais.
 Bandeira — a bandeira, que leva as cores do arco-íris constitui o símbolo internacional do cooperativismo, aprovado pela Aliança
Cooperativa Internacional (ACI).
 
A Economia, Política, Lei, Religião e Educação de cada civilização, estão intimamente ligados fazendo com que, um dependa do outro. De todas essas forças a economia é o fator básico mais importante. A chave de tudo são as relações existentes entre os homens como produtores. A forma pela qual vivemos, é determinada pela forma de ganhar a vida pelo modo de produção, dentro de qualquer sociedade e em um determinado momento. O conhecimento das leis naturais nos permite planejar ações e atingir um objetivo desejado, “Agir na ignorância delas, ou sem leva-las em consideração, pode ter más consequências”. Nas atividades empresariais, onde as informações são essenciais na tomada de decisões, é de fundamental importância o uso da tecnologia, a utilização de recursos para o processamento das funções, são exercidas nas atividades comerciais, industriais e financeiras, envolvendo um complexo gerenciamento de recursos disponíveis na tecnologia de informação, não devemos perder tempo com a atividade meio,é de fundamental importância que se libere a direção de uma empresa às atividades principais do seu negocio.

ss

1

CRÉDITO